sábado, 28 de agosto de 2010

Gmail "Phone" estréia com 1 milhão de ligações em um dia


O Google ataca novamente, esta semana a empresa divulgou que seu novo recurso de chamadas telefônicas via internet foi utilizado mais de um milhão de vezes em apenas um dia. Disponível através do Gmail, a funcionalidade permite chamadas gratuitas dentro dos Estados Unidos e Canadá, além de taxas reduzidas em ligações para outros países.

Lançado na última quarta-feira, o serviço permite que o usuário faça e receba chamadas de qualquer telefone fixo em seu computador, sem utilizar as linhas tradicionais, com auxílio do Google Voice – sistema que reúne todos os telefones do usuário em um único número.

“O processo de discagem é similar ao de um aparelho normal. Basta clicar na opção ‘Call phone’ na lista de Chat do Gmail e discar o número no teclado virtual. Também é possível fazer a chamada entrando apenas com o nome do contato desejado”, explica Robin Schriebman, engenheiro de software da companhia.

A empresa ainda não anunciou a disponibilidade das ligações para outros países, mas afirmou que está estudando a possibilidade de expandir o recurso.

Fonte: Portal Fator Brasil

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ministro apresenta nova carteira de identidade


O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, apresentou, ontem, em Brasília, a nova carteira de identidade, que será adotada a partir de janeiro de 2011. O Registro de Identidade Civil (RIC), que substituirá gradualmente os documentos usados atualmente, é um cartão magnético que reunirá todos os dados pessoais, como o CPF e o título de eleitor, armazenados em um chip. O novo modelo pretende ser mais seguro do que o antigo. Haverá um banco de dados nacional, no qual estarão as digitais de todos os brasileiros, e que será acessado por todos os Estados do país, impossibilitando, assim, que uma mesma pessoa tenha mais de um registro civil.

Além das informações sobre o titular, armazenará também um certificado digital, considerado essencial para identificação em transações eletrônicas, especialmente relacionadas às aplicações de governo eletrônico – mas potencialmente capaz de servir para serviços privados também.

“É tarefa do Estado brasileiro fazer com que as promoções tecnológicas estejam a serviço da população brasileira”, afirmou durante a solenidade o secretário executivo do Ministério da Justiça, Rafael Favetti, que presidirá o comitê gestor do projeto.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hacker demonstra sistema capaz de interceptar chamadas dos celulares GSM


Chris Paget, um pesquisador de segurança, já havia mostrado que é possível hackear à distância tags de identificação de rádiofrequência (RFID). Dessa vez, o pesquisador criou uma torre falsa de telefonia celular do sistema GSM, protocolo utilizado por 80% dos celulares do mundo e também pelas operadoras norte-americanas T-Mobile e AT&T.

Paget afirma que a demontração não é um ataque malicioso, mas que tem o objetivo de levar a conhecimento do público o quanto a rede de telefonia celular é vulnerável. Militares e agências de inteligência podem interceptar chamadas utilizando escutas telefônicas. Porém, o pesquisador mostra que não é necessário um grande equipamento para hackear chamadas.

Basicamente, Paget utilizou duas antenas de grandes dimensões e um laptop equipado com outros equipamentos. O sistema desativa a criptografia do sistema e da rede GSM e não envia uma mensagem de aviso ao usuário, que pode não ter ideia de que suas chamadas estão sendo interceptadas.

A Comissão Federal de Comunicações entrou em contato com Paget antes da demonstração pública, questionando se ele estaria violando leis sobre escutas telefônicas. O pesquisador, por sua vez, procurou a ajuda da Electronic Frontier Foundation antes de mostrar o processo. No dia da apresentação, cartazes foram colocados avisando os convidados de que algumas chamadas feitas na área seriam interceptadas durante a demonstração.

Apenas alguns minutos de monitoramento foram suficientes para que o aparelho detectasse 15 chamadas na rede, feitas por pessoas que estavam na apresentação. Um gerador de ruídos também poderia ser facilmente criado, segundo Paige, para perturbar as chamadas de uma área determinada. No entanto, preferiu não fazer isso, pois poderia derrubar a cobertura de celulares de grande parte de Las Vegas.

De acordo com ele, o processo não está sendo criado por ele. É algo que existe e, por enquanto, não há nenhuma maneira de se defender.