sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ministro apresenta nova carteira de identidade


O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, apresentou, ontem, em Brasília, a nova carteira de identidade, que será adotada a partir de janeiro de 2011. O Registro de Identidade Civil (RIC), que substituirá gradualmente os documentos usados atualmente, é um cartão magnético que reunirá todos os dados pessoais, como o CPF e o título de eleitor, armazenados em um chip. O novo modelo pretende ser mais seguro do que o antigo. Haverá um banco de dados nacional, no qual estarão as digitais de todos os brasileiros, e que será acessado por todos os Estados do país, impossibilitando, assim, que uma mesma pessoa tenha mais de um registro civil.

Além das informações sobre o titular, armazenará também um certificado digital, considerado essencial para identificação em transações eletrônicas, especialmente relacionadas às aplicações de governo eletrônico – mas potencialmente capaz de servir para serviços privados também.

“É tarefa do Estado brasileiro fazer com que as promoções tecnológicas estejam a serviço da população brasileira”, afirmou durante a solenidade o secretário executivo do Ministério da Justiça, Rafael Favetti, que presidirá o comitê gestor do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário